Vídeo: Implantação da Ronda Maria da Penha é anunciada para Teixeira


29/08/2019 22h00 | Por: Alexandro Sousa/maisteixeira

Durante a tarde desta última quarta-feira 28 de agosto, a comandante e fundadora da Ronda Maria da Penha em Salvador a Major Denice Santiago Santos do Rosário, em uma audiência pública na câmera de vereadores de Teixeira de Freitas, anunciou a implantação da Ronda Maria da Penha (RMP) e teve o apoio do Major Silva Nunes, comandante da 87ª CIPM.

A Ronda Maria da Penha se formou em 1995, pela primeira turma com mulheres da PMBA. Ela se tornou a 2ª mulher da Bahia a ter a patente de major, a maior patente feminina na Bahia. De acordo a major a implantação da ronda em Teixeira, vai trazer esperanças, cultura, conhecimento e uma nova atuação policial.

O sonho dela não é só implantar a Ronda Maria da Penha em Teixeira de Freitas, mais sim no extremo sul baiano, Teixeira seria a primeira cidade a receber a ronda. Finalizou a major Denice Santiago. Representantes do executivo, legislativo, judiciário além da sociedade civil acompanharam a audiência pública.

O comandante Major Silva Nunes, deixou bem claro que durante for comandante da 87ª vai da todo o apoio necessário a Ronda Maria da Penha, pois o serviço é especializado, mas não isolado, pois as medidas protetivas assim que toma conhecimento a partir daí são iniciadas as ações e os cumprimentos dentro da lei.

A Ronda Maria da Penha foi criado em 8 de março de 2015, e se deu início no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde é a sede da unidade e hoje já se expandiu a atuação para as cidades de Paulo Afonso, Feira de Santana, Juazeiro Jacobina, Vitória da Conquista Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Itaparica, Guanambi e Barreiras, pois a ronda além de atuar em prisões dos agressores, as mulheres vão ter orientações e vão participar de várias temáticas dentro do programa.