UFSB levanta debate sobre direito e racismo no IV Seminário Regional de Ensino


11/10/2021 08h36 | Por: Redação/Fonte:SigaaNoticia

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), da Universidade Federal do Sul da Bahia em Teixeira de Freitas (UFSB/Campus Paulo Freire), realizará nos dias 20 a 22 de outubro de 2021, o IV Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais. O evento, que acontecerá de forma online, tem como tema “Travessias decoloniais na Educação: Entre desafios e possibilidades transgressoras” e é aberto à comunidade.

“A Universidade Federal em Teixeira reforça o que a UNEB tem feito há muitas décadas: colocar em pauta a realidade local, para estudar e transformar”, destaca a advogada Raíssa Félix, que é mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB e doutoranda em Direito pela UFBA. Segundo a mesma, o evento cumpre com essa expectativa em toda a sua programação, que conta com apresentações culturais, mesas redondas, palestras, minicursos e simpósios temáticos que debatem temas como disputas anticoloniais e práticas decoloniais, racismos e interseccionalidades, com recorte aplicado à realidade local e regional.

“É realmente gratificante ter sido formada na UFSB e voltar para compartilhar e construir saberes num evento tão importante como esse. Eu, particularmente, vou trazer para a mesa o debate sobre a relação entre Direito e Racismo… temas que parecem às vezes dissociados, mas que devem ter essa relação compreendida para que a gente possa construir uma sociedade mais justa”, declarou Raíssa Félix, que também é integrante do Grupo de Pesquisa em Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos (UFBA), vinculado ao CNPQ.

O evento é aberto para toda a comunidade e a inscrição deve ser feita com o preenchimento do formulário disponível AQUI de forma GRATUITA. Para os ouvintes, as inscrições vão até o dia 19 de outubro, já quem quiser submeter trabalhos ou se inscrever nos minicursos o prazo só vai até a próxima segunda-feira 11