Secretários de Saúde do Extremo Sul e diretores de Complexo Regulador se reúnem em Teixeira e debatem melhorias


13/01/2021 18h49 | Por: Alexandro Sousa/maisteixeira

Na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro ouvem um encontro de secretariado da saúde do Extremo Sul e diretores de Complexo Regulador dos 13 municípios que participa do Consorcio Público interfederativo de Saúde (Consaúde) na sala de reunião da CDL.

Foto: Alexandro Sousa/maisteixeira

Marina Ramalho, secretaria de Saúde de Caravelas, destacou a importância de apresentar aos novos secretários das pastas, quais são os atendimentos disponíveis à população, “muitos aqui são novos e não tem o conhecimento do trabalho que a policlínica oferta nos municípios. Foi importante também explicar a forma de pagamento, pois somos 13 municípios que custeiam 60% dos atendimentos, e o estado que paga os 40% restante”.

Marina Ramalho, secretaria de Saúde de Caravelas

 Para Marina, a Policlínica mostra que o SUS pode oferecer um serviço de qualidade, com especialidades que são muito caras para tratamento particular, “a maioria dos municípios são pequenos e hoje a gente consegue ofertar uma quantidade de especialistas para a população, mas nosso intuito é aumentar esse número, para que todos tenham acesso a todo tipo de tratamento”.

Já Lizandra Amim, diretora da Policlínica Regional, sediada em Teixeira, explicou que o intuito do encontro foi para discutir sobre os protocolos de acessos e o avanço das policlínicas, “tenho certeza que existe uma saúde muito melhor, desde a implantação da nossa policlínica e essas novas gestões entenderam e o ganho pra saúde”.

Lizandra Amim, diretora da Policlínica Regional

 A diretora explica que na Policlínica são ofertados 17 tipos de especialidades médicas e entre as mais diversas sendo, angiologista, pneumologista, uma gama muito grande além dos principais, como ressonância, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, e outros.

Além de todos esses serviços, a unidade também recebe apoio de diagnóstico de um acompanhante para algumas especialidades, dependendo da psicóloga e da nutricionista que fazem parte, como o acompanhante do farmacêutico e assistência social.