Secretaria de Agricultura retoma atividades do PAT da Mandiocultura


30/03/2021 11h24 | Por: Maisteixeira/Ascom

Como parceria desse programa, a Secretaria de Agricultura do município de Teixeira de Freitas já havia realizado a implantação de um maniveiro matriz na comunidade de São Sebastião com mudas de 3 variedades (Formosa, Platina e Olho Roxo) vinda da Embrapa Fruticultura e Mandiocultura de Cruz das Almas – BA. Dentre elas, a variedade que mais se adaptou à nossa região foi a Formosa, com isso foi feito o plantio de uma Unidade Demonstrativa de grande porte no distrito de Cachoeira do Mato e outra de menor porte na comunidade Córrego do Mutum.

Secretaria de Agricultura

Esse ano, após uma reunião do Comitê Gestor Local, ficou decidido a ampliação dessas áreas com mais 5 (cinco) Unidades Demonstrativas em nosso município. Na segunda-feira (22), ocorreu a retirada de material propagativo (maniva) da U.D. de Cachoeira do Mato e já implantou-se em três unidades demonstrativas da comunidade Córrego do Marimbondo. A espécie de mandioca implantada foi a variedade Formosa, com qualidade fitossanitária e melhorada geneticamente pela Embrapa, além das manivas sadias. O agricultor recebeu preparo de solo com aragem , gradagem e apoio técnico no plantio, essa assistência continua durante e após colheita.
A Secretaria irá implantar nos próximos dias mais algumas unidades demonstrativas no distrito de Santo Antônio e na comunidade do Café Glória.

Secretaria de Agricultura

O cultivo de mandioca e a produção de farinha são atividades tradicionais no Extremo Sul da Bahia, que se fortaleceu no âmbito comercial com a utilização de vários produtos extraídos da Mandiocultura, como por exemplo a ração para vacas leiteira feita à base de mandioca (parte aérea e raízes).

Um dos objetivos do Plano é ampliar em 40% a produtividade (t/ha) em áreas cultivadas, capacitar e financiar o agricultor a fortalecer essa cadeia produtiva, principalmente o pequeno produtor rural. Para isso, o plano conta com a implantação de unidades demonstrativas que testam as variedades genéticas que melhor se adaptam a região e maniveiros que fornecem manivas sadias para os agricultores assim multiplicá-las.

A Secretária da Pasta, Elenita Garcia, ressalta que é possível por meio desse programa potencializar a Mandiocultura e expandir comercialmente para outros estados e países, o que se faz necessário é construir uma rede sólida e uma produção contínua de forma sustentável.

Para o Assessor Técnico da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, Cássio Farias, essa parceria entre os órgãos públicos, entidades privadas e produtores é muito positiva para se atingir bons resultados em um menor tempo.