Rui decreta luto oficial pela morte de Frans Krajcberg


16/11/2017 01h58 |

O governador Rui Costa decretou, na tarde desta quarta-feira (15), luto oficial no estado de um dia pela morte do artista plástico Frans Krajcberg. “Não tenho palavras para definir o que significa a perda do artista plástico Frans Krajcberg para a Bahia e para o mundo” afirmou o governador em seu perfil oficial no Facebook.

Rui destacou a dedicação do artista, que morreu aos 96 anos, à defesa do meio ambiente. “Esculpiu, impressionou e sensibilizou a todos. Tudo o que ele construiu continua preservado para esta e para novas gerações”, concluiu o governador.

O artista plástico Frans Krajcberg morreu nesta quarta-feira, aos 96 anos. Ele estava internado há um mês no Hospital Samaritano, na Zona sul do Rio. O quadro de saúde do artista era considerado frágil, e ele chegou à capital fluminense com várias infecções. Na Bahia, onde vivia, ele chegou a ser hospitalizado em Teixeira de Freitas, uma cidade próxima a Nova Viçosa, onde fica seu sítio e futuro museu.

O corpo do artista será cremado. Como contou Marcia Barrozo do Amaral, galerista de Krajcberg, as cinzas serão levadas até o Sítio Natura, em Nova Viçosa.

Conhecido principalmente por suas esculturas feitas a partir de troncos e raízes de árvores calcinadas pelos incêndios que derrubam densas áreas verdes para transformá-las em pastos, Krajcberg sempre foi um artista engajado. Sua obra transitou pela pintura, escultura, gravura e fotografia.