Receita anuncia hoje como será a nova declaração pré-preenchida


23/03/2021 08h16 | Por: Alexandro Sousa/maisteixeira

A partir desta quinta-feira 25, de março, o contribuinte terá mais facilidade para entregar a declaração pré-preenchida do imposto de renda.

A Receita Federal  estará apresentanso nesta terça-feira (23) a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021. A partir deste ano, o contribuinte terá mais facilidade para entregar a declaração pré-preenchida com a utilização da ferramenta a inscritos do portal de serviços públicos do governo federal.

Desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes com certificação digital, espécie de assinatura eletrônica vendida em torno de R$ 200 e obrigatória para pessoas jurídicas fora do Simples Nacional.

Imposto de Renda

Em 2021, a novidade estará disponível a quem tenha conta em níveis verificado e comprovado no gov.br, a partir de 25 de março.

Por meio da declaração pré-preenchida, o contribuinte recebe um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando apenas confirmar as informações e enviar o documento. Caso haja divergências, é possível retificar e complementar as informações, antes de entregar a declaração ao Fisco.

A declaração pré-preenchida está disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). No entanto, o contribuinte pode recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e importar o documento pré-preenchido para o programa gerador da declaração.