Projeto de Antônio Marques que imortaliza o Padre Manoel Ferreira numa Praça no Caminho do Mar é aprovado na Câmara de vereador


01/03/2018 02h31 | Por: Redação/Ascom

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, do último dia 21 de fevereiro, foi aprovado por decisão unânime do parlamento, o Projeto de Lei nº 054 de 26 de outubro de 2017, de autoria do vereador Antônio Marques Ferreira da Silva, o “Toinzinho” (PROS) que homenageia e imortaliza o nome do padre e escritor Manoel Ferreira de Oliveira, com a construção de uma praça pública, no bairro Caminho do Mar-I.

A localidade a ser construída a Praça Pública proposta pelo vereador Antônio Marques está localizada entre as ruas Edgard Roquette Pinto, Humberto Campos, Putumuju e Sacramento, no bairro Caminho do Mar. O Projeto de Lei foi aprovado e seguiu para sanção do prefeito municipal. Havendo a devida sanção do Poder Executivo, fica o município autorizado a promover o planejamento, liberar recursos e construir a proposta Praça Pública e batizá-la oficialmente com o nome do Padre Manoel Ferreira de Oliveira, lhe imortalizando no referido local.

Segundo o vereador Antônio Marques, a homenagem é justa e merecedora por tudo que o escritor e padre Manoel Ferreira representou para Teixeira de Freitas por intermédio da Igreja Católica. Segundo o vereador o seu Projeto de Lei nasceu por meio de um movimento popular em que os próprios moradores lhe apresentaram um abaixo assinado com quase duas mil assinaturas requerendo a imortalidade do padre para a praça a ser construída. Lembra que o Padre Manoel Ferreira foi um baluarte, não somente como fundador da Paróquia Imaculada Conceição, do bairro Nova América, mas como precursor de inúmeros projetos sociais, religiosos, educacionais, culturais e programas de incentivo a literatura.

Padre Manoel Ferreira de Oliveira morreu aos 49 anos, na quinta-feira do dia 31 de agosto de 2017, por insuficiência respiratória depois de uma metástase pulmonar logo um pós-cirúrgico em São Paulo, depois de quase 1 ano lutando contra um câncer raro. (A metástase no pulmão é um câncer que se desenvolve em uma área do corpo e se espalha para os pulmões). O corpo foi transladado na época para sua terra natal e sepultado no Cemitério Campo Santo, no Parque das Flores, em Palmeira dos Índios, Alagoas.