Primeiro leilão do artesanato baiano terá obras de 200 artesãos


04/09/2017 20h39 |

A cerâmica, o bordado, a madeira. A diversidade do artesanato baiano está em exposição no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador. A mostra é um aperitivo das oportunidades oferecidas no 1º Leilão do Artesanato Baiano, previsto para 28 de setembro. As obras de mais de 200 artesãos de toda a Bahia estão divididas em 37 lotes, para que lojistas, permissionários e pessoas físicas possam adquirir o artesanato baiano.

Artesanato da Bahia está em exposição no Palacete das Artes

s lotes que irão compor o leilão ficam expostos entre os dias 18 e 22 e 25 e 27 de setembro, nas sedes do Instituto Mauá, no Porto da Barra e no bairro 2 de Julho. “O leilão será realizado no Mundo Plaza Shopping. O Governo do Estado está efetivando diversas ações, a exemplo da publicização de três serviços do artesanato (a comercialização, a promoção e a qualificação dos artesãos), por meio de um edital no valor de R$ 2,5 milhões”, explica a coordenadora estadual de fomento ao artesanato, Luciana Embilina.

Artesanato da Bahia está em exposição no Palacete das Artes

A habilidade de fazer renda de bilro é uma tradição na família da artesã Dinoélia Trindade, 57 anos, que terá peças no leilão. “Somos uma família de rendeiras de Saubara. Fomos criadas vivendo e criando os filhos da renda. Esse momento, em que o Governo do Estado olha para o artesanato e valoriza nosso trabalho, é muito especial. O leilão é um marco na história. Estamos muito felizes com esta conquista”, afirma Dinoélia.

Artesanato da Bahia está em exposição no Palacete das Artes

 Edna Marta Silva, 55, também sobrevive do artesanato. Para ela, “ver o nosso trabalho exposto aqui no Palacete das Artes é uma iniciativa importante, porque temos dificuldade para escoar nossos trabalhos. Então, a exposição e o leilão são fundamentais para nós. A gente depende de feiras, dos empresários que compram nossos trabalhos para revender, e não temos muitos caminhos. É uma luta constante. Por isso esta oportunidade é tão importante”.

[Best_Wordpress_Gallery id=”28″ gal_title=”Primeiro leilão do artesanato baiano”]