Prefeitura promove evento do Outubro Rosa no Hospital Municipal; veja fotos


01/11/2023 04h09 | Por: Redação/ascom PMTF

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 30 e 31 um evento no Hospital Municipal voltado ao Outubro Rosa, mês de conscientização do combate ao câncer de mama.

Tendo como público-alvo as servidoras da unidade, a iniciativa também abrangeu pacientes e acompanhantes presentes. Coleta de preventivo e de exames laboratoriais, testagens rápidas, mamografias e palestras sobre o tema foram alguns dos serviços oferecidos. O câncer de mama é uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo: apenas no Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Evento do Outubro Rosa no Hospital Municipal (Fotos: Marley Ribeiro)

Importante ressaltar que todas as UBS de Teixeira de Freitas oferecem orientações sobre o câncer de mama, câncer de útero e marcação de mamografias. De acordo o Ministério da Saúde, está preconizada a realização da mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, que devem fazer o exame de dois em dois anos; e para mulheres a partir dos 35 anos, que devem realizar o exame anualmente em caso de histórico familiar de primeiro grau de câncer de mama, e a coleta de exame citopatologico do colo do útero o preventivo, mulheres de 25 a 64 anos que ja iniciaram atividade sexual, na prevenção do câncer de útero.