Prefeitura emite decreto sobre enfrentamento do coronavírus em Teixeira


18/03/2020 19h59 | Por: Alexandro Sousa/maisteixeira

Em uma reunião na tardes desta quarta-feira 18 de março, com a imprensa  local, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informou sobre o Decreto 388/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento da epidemia por coronavírus na cidade.

O decreto também cria o Comitê Gestor do plano de Prevenção e Contigenciamento na Sáude do Covid-19. O tempo é de 15 dias, período em que as férias escolas da rede municipal serão antecipadas a contar desta quinta (19); as creches, por outro lado, deverão manter a suspensão por 30 dias.

Dentre as medidas, os estágios curriculares estão suspensos por 93 dias, visitas a pacientes internados nas unidades municipais de saúde também estão proibidas por igual período, sendo permitida apenas a visita de pessoa devidamente cadastrada pelo CPF, RG e telefone.

Servidores da saúde não poderão tirar férias ou licenças pelos próximos 90 dias e os servidores maiores de 65 anos, exceto os da saúde que prestem serviços essenciais; a medida vale também para outros casos.

Eventos diversos foram suspensos, bem como treinamentos e palestras presenciais. Os serviços de convivência do CRAS também não ocorrerão por 15 dias.

Os Secretários Municipais e demais dirigentes dos departamentos e órgãos municipais implementarão medidas estruturais que se fizerem necessárias e que forem recomendadas por órgãos de saúde pública, dentre elas:

I – Adotar medidas de profilaxia, assepsia, sanitárias e de informação em relação ao corona

vírus (COVID-19);

II – Recomendar a realização de reuniões por meios virtuais ou, não sendo possível, que estas sejam realizadas exclusivamente com a participação das pessoas indispensáveis à tomada de decisões, à instrução e conclusão do expediente.

Art. 4º. No que concerne especificadamente aos Serviços de Saúde no âmbito territorial deste Município, a imediata implantação de medidas de Nível I, de prevenção à COVID-19, determinando:

I – Aos Médicos das Unidade de Saúde (PSF´s, UBS, Ambulatórios, UMMI, HMTF, UPA

24h, UNACON, etc), que procedam a prescrições de medicamentos de uso continuado, para pacientes diabéticos, hipertensos, cardíacos, dentro outras patologias, em receituário e quantitativo mínimo para 90 (noventa) dias;

II – Aos pacientes que apresentem sintomas semelhantes aos do COVID-19 ou sintomas gripais, para que realizem contato para orientação e atendimento domiciliar, para primeiro

Atendimento, através do e-mail: secretaria.saude.teixeira@gmail.com ou pelos telefones (73) 3011.2779 ou 3011.0999.

III – Pacientes com sinais de gripe deverão permanecer em isolamento domiciliar pelo prazomínimo de 3 (três) dias, conforme protocolo da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, e havendo quaisquer outros sintomas neste período, tais como febre e dores de garganta, ou prolongamento do estado gripal pelo prazo citado, seja efetuado acionamento da equipe do MELHOR EM CASA, para atendimento domiciliar, conforme previsto no inciso II acima;

IV – Em sendo necessário, conforme o monitoramento domiciliar recomende proceder ao encaminhamento do paciente pela Equipe do Melhor em Casa, para a Unidade de Saúde,

UPA 24h ou HMTF – Hospital Municipal de Teixeira de Freitas;

Baixa o decreto Aqui .

DECRETO CONTIGENCIA.