Papiloscopista Sandro de Abreu fala da importância da pericia papiloscópica e a importância da digital


23/11/2017 22h47 |

Em uma entrevista cedida pelo Papiloscopista Sandro de Abreu ao site maisteixeira nesta quinta-feira 23 de novembro, falou importância da pericia papiloscópica e a importância da digital.

Segundo Sandro Abreu a Papiloscopia é uma ciência que se baseia nos desenhos formados pelas cristas papilares encontradas nas pontas dos dedos, na palma das mãos e na planta dos pés. Desenhos estes que permanecem inalteráveis desde o sexto mês de vida intra-uterina, até a completa decomposição cadavérica. Não existem duas impressões papilares iguais, nem mesmo em gêmeos idênticos. O método de identificação datiloscópico é extremamente eficiente, seguro e de baixo custo, ou seja, uma impressão papilar refere-se a um único nome de uma determinada pessoa, com direitos e obrigações inerentes a ele.

É comum no Departamento de Identificação uma pessoa tentar adquirir uma nova carteira de identidade com documentos falsificados (certidões de nascimento ou casamento), mas ao fazer a pesquisa datiloscópica, o impedimento é imediato.

Pode ocorrer de pessoas serem aprisionadas por ter o mesmo nome de um fugitivo da justiça, providências simples como a coleta, pesquisa e confronto das impressões digitais dos indiciados e condenados evitariam a detenção, ou pior, a prisão errada, que dilacera a moral, a honra e a alma de uma pessoa inocente, que é humilhada, maltratada, desonrada e marginalizada injustamente, deixando um trauma irrecuperável a dignidade humana. Por isso nos peritos do departamento de policia técnica pedimos que todas as crianças assim que nasce e necessário tirar a identidade, para facilitar a sua identificação.

O Perito Sandro Abreu agradece todos os peritos do Departamento de Policia Técnica de Teixeira de Freitas, e a pessoa do coordenado Flávio Sampaio e todos os cidadãos da região pelo apoio.