Papa Francisco pede fim das guerras que dilaceram o mundo no Santuário de Fátima


12/05/2017 22h56 |

Por: Redação/Informação G1

Papa Francisco coloca rosa dourada aos pés de estátua da Virgem Maria nesta sexta-feira (12) no Santuário de Fátima, em Portugal.O papa Francisco, visitando um dos santuários mais famosos do catolicismo, rezou nesta sexta-feira (12) pelo fim das guerras que, segundo ele, dilaceram o mundo, e pediu aos fiéis para “derrubarem todos os muros” para espalhar justiça e paz.

No início de uma viagem de menos de 24 horas em solo português, Francisco desembarcou no Santuário de Fátima, onde a Igreja Católica ensina que a Virgem Maria apareceu para três crianças portuguesas há 100 anos, no que então era um pobre vilarejo agrícola.

O principal motivo da viagem à cidade na região central de Portugal, que recebe cerca de sete milhões de pessoas por ano, é uma grande missa a céu aberto no próximo sábado para declarar santas duas das crianças. As duas crianças, Francisco e Jacinta Marto, morreram pouco após as aparições, aos 9 e 10 anos. Eles serão declarados santos por um milagre reconhecido pelo Vaticano pela cura de um menino brasileiro de um traumatismo craniano. A terceira criança, Lucia dos Santos, se tornou uma freira e morreu em 2005, aos 97 anos.

Observado por centenas de milhares de pessoas, Francisco leu uma longa prece perante uma pequena estátua da Virgem Maria, deixando uma rosa dourada aos seus pés.

“Imploro para o mundo que haja harmonia entre todos os povos”, disse, denunciando sangue “despejado nas guerras que estão destruindo nosso mundo”. Desde sua posse, em 2013, Francisco fez centenas de apelos pela paz, incluindo pedidos de mediação internacional para reduzir tensões entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte.

Um cartaz na multidão dizia: “Por favor, reze pela paz na Coréia”.

Vários fieis católico acompanhou pela TV Canção Nova, que volta a transmitir tudo ao vivo as 04hs00 da manha deste sábado 13 de maio.