Mucuri sedia 3º Encontro de Secretários Municipais de Educação do Extremo Sul


11/10/2021 08h41 | Por: Redação/Fonte:SigaaNoticia

A cidade de Mucuri sediou nesta sexta-feira, 8, o 3º Encontro de Secretários Municipais de Educação do Extremo Sul da Bahia, onde os 13 municípios da região do extremo sul estiveram reunidos por meio dos seus representantes legais para debater desafios da gestão pública, políticas educacionais e ações futuras na educação municipal nos próximos anos.

O evento ocorreu no auditório da Pousada Tarumã em Mucuri em alusão aos 252 anos de emancipação político-administrativa do município do município, festejado neste domingo, dia 10 de outubro. Os temas debatidos se referiram a programas, metas, fundos de financiamento, cadastros e sistemas de gestão e controle orçamentários que impactam diretamente o dia a dia de um a Secretaria de Educação e um dos temas pontuais, o retorno das aulas após pandemia.

O evento constituiu-se em duas partes. Pela manhã, o anfitrião do encontro regional, Dalmo Costa, secretário Municipal de Educação de Mucuri, recepcionou os colegas secretários e suas comitivas com um café da manhã e logo após ocorreu a abertura do evento. A mesa contou com a presença da coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Mucuri, Elizana Montarroios.

O evento foi aberto pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM) e na sequência uma palestra com o presidente da União dos Dirigentes de Educação no Estado da Bahia (UNDIME), Raimundo Pereira Goncalves Filho, especialista em orçamento público e consultora pedagógica educacional, atual secretário Municipal de Educação de Itaparica e vice-prefeito daquele município, que abordou o tema: ”Os desafios da Educação na pós-pandemia e o papel da UNDIME/Bahia junto aos dirigentes municipais de educação”.

Durante toda manhã, grupos de estudos dialogaram sobre a gestão dos consórcios públicos intermunicipais da educação no sistema colaborativo de gestão. Além disso, os educadores debateram propostas para o calendário letivo em 2022, troca de experiências no contexto do retorno às aulas presenciais e a possibilidade da realização de um Fórum Municipal e Conferências Municipais de Educação.

Logo em seguida ocorreu a palestra “A gestão dos consórcios públicos intermunicipais no sistema colaborativo de governo” com Alessandra Barros, diretora de Políticas Públicas e Planejamento do Consórcio Construir.
A tarde houve plenárias entre participantes, secretários e diretores abordando a educação digital na escola pública e olhares socioemocionais sobre profissionais da educação e alunos para o retorno às aulas.

Outros pontos altos do encontro foram as palestras “Educação Digital e a Escola Pública: caminhos para a sua efetivação” com o professor Marcos Paiva, coordenador estadual do Programa de Inovação Educação Conectada MEC/UNDIME. E “Um olhar para as competências socioemocionais no retorno às aulas presenciais” com a professora Kildria Gigante, coordenadora estadual do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Infantil.
O prefeito Robertinho comentou as muitas demandas, desafios e dúvidas inerentes aos municípios. “Observei que a questão de cumprir as metas do Plano Municipal de Educação está muito presente em eventos desta natureza. São tantas metas e obrigações que há para nós, municípios, e nem sempre sabemos o quanto de recursos financeiros temos. Lista de espera na educação infantil, reformas de unidades escolares, implantação de um plano de carreira que valorize adequadamente os professores são outros desafios, e é bom sermos auxiliados em tantas demandas”, disse.

O prefeito Robertinho, destacou também a alegria da gestão em celebrar a porcentagem crescente de 15,62% de alunos matriculados, chegando ao um total de 8.634 estudantes na rede municipal de ensino.
O gestor lembrou ainda a importância da educação como um todo para a sociedade, principalmente com as medidas de segurança para todos, na retomada do período letivo presencial.

Para o presidente da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, este tipo de encontro regional entre os municípios é muito importante para todos os dirigentes municipais de educação. “Todos os dias somos desafiados a responder às diversas questões presentes na educação municipal. No entanto, o mais importante é a interação dos saberes, através da construção coletiva dos currículos das redes municipais, é uma ação exclusiva da UNDIME/Bahia que conta várias mãos neste fazer continuado e com um olhar específico para as territorialidades”, falou.

De acordo com ele, o apoio que a UNDIME continuará dando será de suma importância para chegar nos 417 municípios baianos. “Tenho certeza que essa nova gestão fará e dará o melhor de cada um de nós para produzir uma educação pública gratuita, equitativa, inclusiva e de qualidade social para todos”, destacou Raimundo Pereira, durante o encontro.