Mucuri novamente na 2ª posição no ranking da saúde pública do extremo sul


04/10/2021 08h42 | Por: Redação/Fonte:SigaaNoticia

Os municípios de Caravelas, Mucuri e Ibirapuã se destacaram novamente no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021.

Os mesmos serviços públicos de saúde foram avaliados pelo Ministério da Saúde entre os meses de janeiro e abril, quando Caravelas, Mucuri e Itanhém pontuaram na ordem entre os primeiros colocados. Mas no segundo quadrimestre Caravelas e Mucuri mantiveram o destaque de 1º e 2º lugar, já Itanhém perdeu a posição de 3º lugar e passou a ser o 4º município melhor avaliado e Ibirapuã subiu e assumiu a 3ª colocação.

Na análise dos extratos de desempenho, os municípios de Caravelas, Mucuri e Ibirapuã alcançaram na região dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, pontuações acima das metas estabelecidas, ganhando destaque na macrorregião e no estado da Bahia. Com esse feito, o município de Caravelas ficou na primeira posição do ranking dos municípios integrantes das regiões de territórios turísticos Costa do Descobrimento e Costa das Baleias.

Os municípios mais bem colocados serão premiados com uma fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária.

O Previne Brasil é um programa federal que avalia o desempenho dos municípios nos atendimentos da atenção básica. Esses recursos fazem parte do novo modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa. Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.

RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

1° Caravelas

2° Mucuri

3° Ibirapuã

4° Itanhém

5º Vereda

6º Guaratinga

7° Medeiros Neto

8° Teixeira de Freitas

9º Porto Seguro

10º Nova Viçosa

11° Itabela

12º Eunápolis

13º Lajedão

14 Santa Cruz Cabrália

15º Alcobaça

16 Itagimirim

17º Itamaraju

18º Itapebi

19º Belmonte

20° Prado

21° Jucuruçu