Mais de 50 mil doses da vacina Coronavac chegam na BA e estado atinge mais de meio milhão de imunizantes recebidos


26/01/2021 04h57 | Por: Maisteixeira/Fonte G1

Doses chegaram na tarde desta segunda-feira (25), em Salvador. Carga seguiu para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Sesab, em Simões Filho, para que possa ser distribuída.

O avião com nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus chegou à Bahia no final da tarde desta segunda-feira (25). Desta vez, chegaram cerca de 54.600 doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac Biotech.

Covid

A chegada deste novo lote ocorre exatamente uma semana após a primeira remessa de vacinas desembarcar na Bahia, com 376.600 doses da CoronaVac, no final da noite da última segunda-feira (18).

Covid-19

Já a segunda leva de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para chegou na manhã de domingo (24) e foi composta por 119.500 doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Ao todo, já foram enviadas à Bahia 550.700 doses de vacinas contra o novo coronavírus.

Vacina

Segundo informações do governo, a carga seguiu para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, para que possa ser distribuída para todos os municípios baianos.

Esta nova leva faz parte do segundo pedido para uso emergencial da CoronaVac feito, pelo Butantan, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização foi dada pelo órgão federal na última sexta-feira (22).

Vacinação em Salvador

A vacinação contra o novo coronavírus começou na última terça-feira (19) em Salvador, após a chegada da 1ª remessa de vacinas da Coronavac.

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em solo baiano. Ela trabalha no Hospital Couto Maia, na linha de frente no combate à pandemia. Além da enfermeira, foram imunizados uma idosa de 83 anos, uma indígena e um médico do Samu.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu no santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador. O ato foi acompanhado pelo governador Rui Costa, pelo prefeito da capital, Bruno Reis, e pelos secretários de Saúde do município e do estado.

Após a cerimônia, outros 46 idosos do abrigo mantido pela Osid foram imunizados.