GADS inicia limpeza da lagoa do jacaré em preparação para o dia da água


19/02/2018 00h26 | Por: Domingos Oliveira/maisteixeira

Através de mutirão com a participação de militantes de entidades ambientalistas e de voluntários de diversas atividades, o GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) deu início neste fim de semana à limpeza da Lagoa do Jacaré, em Itamaraju. A iniciativa tem o intuito de recuperar e preservar o manancial.

Foto: Gel Nascimento

O trabalho inicial ocorreu sábado (17) e domingo (18), com as equipes se reservando em várias atividades. Além da roçagem da margem e das vias de acesso à lagoa, iniciou-se a retirada da vegetação aquática como baronesas e taboas e os dejetos que contribuem para poluir a nascente. A vegetação foi retirada com o auxílio de uma jangada e de uma retroescavadeira, sendo esta última cedida pela empresa fabricante de lajes pré-moldadas Mega Lajes.

Foto: Gel Nascimento

“Em nome de toda a” equipe do GADS e das entidades e dos voluntários agradeceu à Mega Lajes por essa contribuição, porque o seu proprietário teve o entendimento de que a sua participação nesse evento contribui para uma causa ambiental, ressaltou Fernando Muraro, militante do grupo ambientalista. Foram utilizados também no serviço motosserras e roçadeiras, ainda emprestadas por voluntários do município.

Foto: Gel Nascimento

A retirada do lixo dos acessos à lagoa ficou a cargo da equipe feminina composta por integrantes do GADS e simpatizantes da ONG. Além de lixos domésticos, foram retirados acessórios de informática, pneus de veículos automotivos e até um vaso sanitário. “Nossa! Até uma privada está sendo depositada aqui”, alarmou Cláudia Pedra, que faz parte do grupo responsável pela limpeza.

Foto: Gel Nascimento

Atendendo solicitação dos dirigentes do GADS, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Ivan Favarato Filho, viabilizará a implantação de placas de conscientização na área, a fim de alertar as pessoas sobre a preservação da Lagoa do Jacaré. O secretário esteve em visita ao local durante os trabalhos no domingo, junto ao vice-prefeito Tea Produções.

Foto: Gel Nascimento

Faz parte do projeto a confecção de um painel ambiental nas imediações da lagoa, como forma de reforçar a campanha em defesa da recuperação e preservação do manancial.

Foto: Gel Nascimento

Informou Gel Nascimento, diretora do GADS, que a limpeza da lagoa visa preparar o ambiente para o evento programado para 18 de março, abrindo a semana em comemoração ao Dia da Árvore, em 22 do referido mês. “Vamos reunir a população e dar um abraço simbólico na lagoa, que está implorando pela atenção da sociedade”, mencionou a ambientalista.

Foto: Gel Nascimento