Feira da Saúde atende população em Teixeira de Freitas


15/11/2017 05h41 |

Serviços de cidadania e de saúde reunidos em um único lugar é a proposta da Feira da Saúde que chega em Teixeira de Freitas no próximo sábado (18), e atende até domingo (19). As unidades móveis ficarão estacionadas na Praça da Melancia, onde a equipe atenderá a população.

O projeto da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), vai oferecer orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com reumatologia e urologista; aferição de pressão arterial e de glicemia; orientação nutricional; testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C e colesterol); exames oftalmológicos para crianças entre 7 e 14 anos, incluindo distribuição de óculos, quando necessário; exames oftalmológicos adulto e, no caso de pessoas acima de 60 anos, haverá também o rastreamento para cirurgia de catarata.

Para serem atendidos, os pacientes deverão estar com cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.  O local ainda vai contar com serviços do Detran e com emissão de carteira de identidade. Mas a Feira também vai levar atividades culturais para adultos e crianças, além de um espaço reservado para a beleza. E as crianças também serão contempladas com uma brinquedoteca.

Teixeira de Freitas

Primeira a ser entregue pelo Governo do Estado, a Policlínica de Teixeira de Freitas é resultado de um investimento de R$ 23 milhões. A unidade é equipada com aparelhos de ponta, além de sete micro-ônibus para o transporte dos pacientes que utilizarão seus serviços.  A unidade vai beneficiar também os moradores de Itanhem, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu. O Governo do Estado também fará a entrega de sete micro-ônibus, que atenderão aos pacientes dos municípios em questão. Os veículos são dotados de ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes. A policlínica fica localizada na sede do município de Teixeira de Freitas, na Avenida Getúlio Vargas, 1732, bairro Bela Vista.

Ainda em novembro, a Feira irá para a cidade de Guanambi nos dias 25 e 26 de novembro. Já em dezembro, será a vez dos moradores do município de Irecê serem beneficiados com o projeto. Mais informações no site da Secretaria de Saúde do Estado.