Corpo de Herzem Gusmão é enterrado em Vitória da Conquista


21/03/2021 02h55 | Por: Maisteixeira/Fonte G1 BA

Herzem foi diagnosticado com o novo coronavírus em dezembro de 2020. Gestor estava internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O corpo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), de 72 anos, que morreu na quinta-feira (18), devido a complicações da Covid-19, foi enterrado na noite deste sábado (20). Populares se aglomeraram na frente do Cemitério Jardim da Saudade.

Herzem Gusmão

O avião com o corpo de Herzem Gusmão desembarcou no Aeroporto de Vitória da Conquista por volta das 17h15. A expectativa era de chegasse às 10h, mas houve atraso por problemas climáticos. A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), o presidente da Câmara, Luis Carlos Dudé (MDB) e alguns amigos aguardavam no local.

Herzem Gusmão

O caixão foi colocado dentro do carro de combate a incêndios da Socicam e levado para o velório, realizado na Casa de Eventos Mediterrâneo, no bairro Boa Vista. Na cerimônia, o filho do prefeito, Danilo Gusmão falou sobre os últimos momentos de vida do pai, que estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratamento da doença.

Após o velório, um cortejo de carro foi feito para que as pessoas conseguissem se despedir o prefeito sem provocar aglomerações. No entanto, houve registro de aglomeração na frente do cemitério. O corpo de Herzem Gusmão foi enterrado por volta das 21h, só com a presença dos familiares.

Herzem Gusmão

Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e depois encaminhado para UTI.

Em janeiro, ele deixou a UTI do hospital, mas no dia 6 de março, precisou retornar à Unidade de Terapia Intensiva e, em uma mensagem nas redes sociais, ele mesmo explicou o motivo através de um áudio.

“Neste sábado, 6 de março a equipe médica achou por bem que eu voltasse para UTI eu estou ainda necessitando de mais oxigênio, então eu voltei para usar o cateter de alto fluxo. Continuo confiante em Deus, pedindo todas as orações e mandando um grande abraço para minha terra. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, dizia na mensagem.

Herzem Gusmão

Herzem Gusmão era natural de Vitória da Conquista. Ele era graduado em direito com especialização em jornalismo.

Por 40 anos foi líder de audiência como radialista e se destacou como jogador de basquete no estado. Em 2015 assumiu o cargo de deputado estadual, foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia. Porém tinha o sonho de ser prefeito de Vitória da Conquista.

Disputou duas eleições em 2008 e 2012, mas não conseguiu se eleger. Em 2016 foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro do ano passado, Herzem foi reeleito em segundo turno com quase 98 mil votos.