Comunidades tradicionais e indígenas retomam Praia da Biquinha em Cumuruxatiba


18/10/2021 08h37 | Por: Redação/Fonte:Sigaanotiica

A comunidade dos Guedes com apoio dos indígenas das Aldeias Tibá, Dois Irmãos, Kai e de moradores locais realizaram a abertura da estrada para a Praia da Biquinha, em Cumuruxatiba, destino turístico do município de Prado.

Na manhã deste sábado, 16, as cercas feitas pelo proprietário da Fazenda Por do Sol foram retiradas para garantir o acesso ao local.

Há aproximadamente dois anos a estrada foi fechada. De acordo com relatos dos moradores, outras duas estradas ainda estão fechadas. A praia está localizada no território indígena de Comexatiba e é fonte de sustento para pescadores e marisqueiros nativos do território.

Moradores do local acusam fazendeiros erguer cercas com a finalidade de lucrar com a especulação imobiliária no litoral. As comunidades que vivem em Cumuruxatiba reclamam com frequência da falta de acesso às praias.

A região é uma das mais paradisíacas de Prado, porém sofre com conflitos de terras decorrentes da invasão que se reedita há mais de 500. A falta de demarcação das terras indígenas, irregularidades provocadas por desvios no INCRA e a pressão de fazendeiros e pistoleiros sobre os moradores são questões centrais do conflito.