Celebração marca Jubileu Vocacional na Diocese


02/08/2021 22h10 | Por: Redação/Pascom Diocesana

Seguindo a programação do Ano Jubilar de Diamante em comemoração aos 60 anos da Diocese, o povo se reuniu neste domingo, 1º de agosto de 2021, às 10h, na Catedral Diocesana para celebrar o Jubileu Vocacional.

A Santa Missa foi presidida pelo Reverendíssimo e Excelentíssimo Dom Jailton de Oliveira Lino (psdp), bispo diocesana, e concelebrada pelo Reverendíssimo Padre Roberto Pereira da Silva – responsável pelo Serviço de Animação Vocacional Diocesano (SAV), Padre Edivaldo – Catedral São Pedro, Padre Isael – Reitor do Seminário Maior São João Paulo II, Padre José Ailton – Paróquia Imaculada Conceição em Teixeira de Freitas e Padre Douglas – Paróquia Santa Rita de Cássia em Teixeira de Freitas. A celebração contou também com a participação de religiosas (os), consagrados (as) e leigos (as), seguindo os protocolos de segurança em virtude da pandemia de COVID-19.

No início da Celebração, Dom Jailton recordou que hoje celebramos o Dia do Padre e agradeceu os sacerdotes da nossa diocese, assim como, recordou que agosto é o mês das vocações e louvou a Deus por todas as vocações da Igreja. Ele iniciou sua homilia saudando os sacerdotes presentes e demais sacerdotes da diocese, recordando-se do Dia do Padre e agradecendo-os pelo serviço e pela presença nas comunidades. Saudou também as religiosas e consagrados (as) das congregações e institutos de vida consagrada. Saudou os seminaristas, recordando-se que a Santa Missa era também o momento de encerramento do retiro espiritual que eles estavam participando nos últimos dias. Saudou os vocacionados(as) presentes das diversas vocações, serviços e ministérios da Igreja. Por fim, saudou todos os presentes e demais que acompanhavam a celebração por meio da PASCOM Diocesana.

Ainda, em sua homilia, Dom Jailton falou sobre a importância da celebração do Jubileu Vocacional dentro da programação do Ano Jubilar tendo como significância para bendizer a Deus pela cultura vocacional na Diocese ao longo dos 60 anos, e que atualmente é acompanhado pelo Serviço de Animação Vocacional Diocesano coordenado pelo Padre Roberto. Ressaltou que este é um pedido do Papa para a Igreja, o desenvolvimento da cultura vocacional, da compreensão que pelo batismo todos somos chamados e enviados em Missão. “Nós precisamos fazer crescer na Igreja a cultura de que todos nós somos chamados, e de que todos nós pelo batismo não só somos chamados, mas somos enviados em Missão, somos missionários”, disse Dom Jailton.

No final da homilia, o prelado falou que neste primeiro domingo de agosto celebramos o Dia do Padre e da importância deles para a comunidade:

“O padre é a presença de Deus na comunidade. É sinal de Deus para a comunidade”. Agradeceu a Deus pelos novos sacerdotes, assim como pediu a Deus pela vida dos sacerdotes e dos seminaristas, e fez um clamor, para que todos nós nos sintamos discípulos (as) missionários (as) do Senhor.

Após a Liturgia Eucarística, o Padre Roberto falou da alegria de celebrar o Jubileu Vocacional, agradeceu a Dom Jailton pela confiança em designá-lo para esta missão e ressaltou que a nossa diocese tem muitas vocações que precisam ser acompanhadas e que precisam ser despertadas. Falou da cultura vocacional na diocese e do papel do Serviço de Animação Vocacional. Agradeceu as religiosas pela parceria na missão de acompanhamento vocacional e dos frutos que tem rendido. Agradeceu a todos que tem auxiliado na missão vocacional, tanto materialmente como espiritualmente. Informou que neste mês vocacional, em virtude do contexto que estamos vivendo, a programação será feita em cada paróquia, e também, nas redes sociais. “Cada final de semana iremos falar sobre uma vocação. Já foram feitas as entrevistas“, disse Padre Roberto. O tema deste ano do mês vocacional é “Cristo nos salva e nos envia“, e como lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna (Jo 5, 24)”. Em seguida foi rezada a Oração do Jubileu.

Ao final da celebração foram realizadas algumas homenagens ao bispo diocesano e demais sacerdotes, pela coordenação paroquial e pelas religiosos presentes, em virtude do Dia do Padre.

Louvemos a Deus pelas vocações, e peçamos ao Senhor da Messe, que continue enviando operários (as).

Confira o site do Jubileu Diocesano: https://jubileu.dioceseteixeiradefreitas.com.br/