Após mudanças na cúpula da SSP, governo publica alteração nos comandos da Polícia Civil


27/01/2021 14h44 | Por: Maisteixeira/Fonte sindpoc

Uma série de mudanças em postos de comando da Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27). Alguns destaques são o delegado José Alves Bezerra Júnior, que deixa a diretoria do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para assumir o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Enquanto isso, o delegado Marcelo Sansão, exonerado do Draco, não foi alocado em nenhuma outra diretoria nesta publicação.

Essas mudanças ocorrem semanas após o governador Rui Costa (PT) nomear um novo secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e novos comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, e delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. Eles assumiram os cargos em decorrência da exoneração de Maurício Barbosa, que por anos esteve à frente da SSP-BA.

O antigo titular da pasta deixou o governo em dezembro, sob determinação judicial, por ter sido atrelado ao esquema criminoso de venda de sentenças ligadas à disputa de terras no Oeste da Bahia. Segundo os investigadores, Barbosa teria atuado para blindar os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e demais suspeitos que operavam o esquema de compra de grilagem.

Com isso, o governador escolheu Mandarino para comandar a pasta e uma reestruturação nos postos internos vem sendo feita desde então. Confira as mudanças nas seguintes diretorias da Polícia Civil:

– Departamento de Inteligência Policial (DIP): sai José Eduardo de Oliveira Barbosa, assume Edenir de Macedo Cerqueira;

– Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): sai José Alves Bezerra Júnior, assume Andréa Barbosa Ribeiro Magalhães Ribeiro;

– Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco): sai Marcelo Costa Sansão, assume José Alves Bezerra Júnior;

– Departamento de Polícia Metropolitana (Depom): sai Maria Fernanda Porfírio de Sousa, assume Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho;

– Departamento de Polícia do Interior (Depin): sai Flávio Augusto de Andrade Gois, assume Rogéria da Silva Araújo;

– Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP): assume Flávio Augusto de Andrade Gois;

– Academia da Polícia Civil: assume Joelma Jezler Franco Palmeira;

– Tornar sem efeito, a partir da data de sua edição, a designação de CRISTIANE INOCÊNCIA XAVIER RODRIGUES COELHO, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20279415, para responder pelo expediente da Coordenação de Polícia Interestadual, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública, publicada no Diário Oficial do Estado de 09.01.2021.

– exonerar JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA BARBOSA, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373005, do cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Inteligência Policial, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

 – exonerar JOSÉ ALVES BEZERRA JÚNIOR, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373843, do cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar MARCELO COSTA SANSÃO, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373707, do cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar MARIA FERNANDA PORFÍRIO DE SOUSA, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20289338, do cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Polícia Metropolitana, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar FLÁVIO AUGUSTO DE ANDRADE GOIS, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373604, do cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar FÁBIO SANTOS DA SILVA, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20409999, do cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ANA KARINA SAMPAIO GUERRA, Delegada de Polícia Civil, Classe II, matrícula nº 20500878, do cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ANDRÉA BARBOSA RIBEIRO MAGALHÃES RIBEIRO, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20377209, do cargo de Coordenador Técnico, símbolo DAS-2D, da Coordenação de Narcóticos, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar CRISTIANO MARCOS PITANGUEIRA MANGUEIRA, Delegado de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20441889, do cargo de Coordenador Regional, símbolo DAS-2D, da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Jequié, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar JOELMA JEZLER FRANCO PALMEIRA, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373041, do cargo de Coordenador II, símbolo DAS-3, da Coordenação de Recursos Humanos, do Departamento de Planejamento, Administração e Finanças, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

 – exonerar ROGÉRIA DA SILVA ARAÚJO, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20289358, do cargo de Delegado Titular I, símbolo DAS-3, da 1ª Delegacia de Polícia Territorial – Barris, do Departamento de Polícia Metropolitana, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar JOSENILDO ZENNON SILVA DE ALMEIDA, Delegado de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.394.769-3, do cargo de Delegado Titular, símbolo DAS-3, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ALMIR BISPO DA SILVA GÓES, Delegado de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 20.500.976-8, do cargo de Delegado Titular II, símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Baixa Grande – 12ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar OLDEHIZA ROCHA CÉZAR, Escrivã de Polícia Civil, Classe II, matrícula nº 20.510.117-0, do cargo de Coordenador III (Cartório), símbolo DAI-4, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Município de Porto Seguro, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar OSMARIO GOMES RABELO, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.302.324-5, do cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ODELANDIO DOS SANTOS SANTANA, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.411.712-8, do cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar PAULO SÉRGIO RIBEIRO LOBO, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.345.562-0, do cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Ipirá/12ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ALEX ALBERT CABRAL DA SILVA, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.412.526-0, do cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Ubaitaba – 7ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança.

– exonerar JÚLIO CEZAR FREIRE DE CARVALHO, Escrivão de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 12.616.462-9, do cargo de Coordenador III(Cartório), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Santa Maria da Vitória/26ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar LUÍS CLÁUDIO DA SILVA BOAVENTURA, Investigador de Polícia Civil, Classe II, matrícula nº 20.489.660-9, do cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia para o Adolescente Infrator/Feira de Santana, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar TAINARA DOS SANTOS VALENÇA, Escrivã de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 12.603.223-8, do cargo de Coordenador III (Cartório), símbolo DAI-4, da 5ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes/Irecê, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar JOSÉ FRANCISCO CAVALCANTI DOS SANTOS, Investigador de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 12.604.060-5, do cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Ituberá – 5ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar EUVALDO RODRIGUES CARDOSO, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.303.704-0, do cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Município de Barreiras, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ANTÔNIO DE JESUS CALMON DE SIQUEIRA NETO, Investigador de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 12.603.141-0, do cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da 5ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes/Irecê, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– considerar exonerado, com efeito a partir de 15.01.2021, MARTINHO JUVANDRO DE JESUS, Escrivão de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.303.945-8, do cargo de Coordenador III (Cartório), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Euclides da Cunha – 25ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear EDENIR DE MACEDO CERQUEIRA, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20279407, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Inteligência Policial, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear JOELMA JEZLER FRANCO PALMEIRA, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373041, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, da Academia da Polícia Civil, da Polícia Civil Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear FLÁVIO AUGUSTO DE ANDRADE GOIS, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373604, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear ANDREA BARBOSA RIBEIRO MAGALHÃES RIBEIRO, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20377209, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

 – nomear JOSÉ ALVES BEZERRA JÚNIOR, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20373843, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear CRISTIANE INOCÊNCIA XAVIER RODRIGUES COELHO, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20279415, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Polícia Metropolitana, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

 – nomear ROGÉRIA DA SILVA ARAÚJO, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20289358, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear ARTHUR JOSÉ PEDREIRA GALLAS E SOUZA, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20281850, para o cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, da Coordenação de Polícia Interestadual, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear CLEANDRO PIMENTA BASTOS NETO, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20279392, para o cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública

– nomear OMAR ANDRADE LEAL, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20339013, para o cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, da Coordenação de Documentação e Estatística Policial, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear CRISTIANO MARCOS PITANGUEIRA MANGUEIRA, Delegado de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20441889, para o cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear LEANDRO SANTOS MASCARENHAS RIBEIRO, Delegado de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 92036360, para o cargo de Delegado Titular I, símbolo DAS-3, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Mairi – 16ªCOORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear JAIRO DA SILVA CRUZ, Escrivão de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 92036307, para o cargo de Coordenador III (Cartório), símbolo DAI-4, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Município de Porto Seguro, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear FERNANDO SANTOS DE LIMA, Investigador de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 92036331, para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear JOÃO EMERENTINO DE OLIVEIRA JÚNIOR, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.345.592-1, para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear FLÁVIO ALVES DO CARMO, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.345.594-7, para o cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Ipirá/12ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear ROBSON ANTÔNIO EVANGELISTA DOS SANTOS, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.346.740-7, para o cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Ubaitaba – 7ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança.

– nomear MARLUCE DOS SANTOS MARQUES, Escrivã de Polícia Civil, Classe III, matrícula nº 92036342, para o cargo de Coordenador III(Cartório), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Santa Maria da Vitória/26ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear HUMBERTO FERREIRA COSTA JÚNIOR, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.411.382-3, para o cargo de Coordenador III (SI), símbolo DAI-4, da Delegacia para o Adolescente Infrator/Feira de Santana, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear MARCO ANTÔNIO SANTOS ABREU, Escrivão de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.303.946-6, para o cargo de Coordenador III (Cartório), símbolo DAI-4, da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Euclides da Cunha – 25ª COORPIN, do Departamento de Polícia do Interior, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ANA CAROLINA REZENDE MIDLEJ OLIVEIRA, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20.373.207-2, do cargo de Delegado-Geral Adjunto, símbolo DAS-2A, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ELAINE NOGUEIRA DA SILVA, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20.377.130-1, do cargo de Coordenador I, símbolo DAS-2C, da Coordenação de Documentação e Estatística Policial, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar NILMA KARLA SANTOS DA SILVA, matrícula nº 92036699, do cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar PAOLA KERTZMAN SZPORER, matrícula nº 20.521.216-7, do cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, do Departamento Médico da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria de Segurança Pública.

– nomear ELAINE NOGUEIRA DA SILVA, Delegada de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20.377.130-1, para o cargo de Delegado-Geral Adjunto, símbolo DAS-2A, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear JORGE LUIZ PIMENTA DE SOUZA, Escrivão de Polícia Civil, Classe II, matrícula nº 20.527.354-5, para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública.

– nomear ANDRÉ LUIZ DE SÁ OLIVEIRA FRANCO, Investigador de Polícia Civil, Classe I, matrícula nº 20.346.957-2, para o cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, do Departamento Médico da Polícia Civil da Bahia, da Secretaria de Segurança Pública.

– passar à disposição da Secretaria da Segurança Pública, o Major PM LUIZ CLÁUDIO XAVIER DE FREITAS, matrícula nº 30.214.599, da Polícia Militar da Bahia, nos termos dos art. 21 e inciso I do art. 22, ambos da Lei nº 7990, de 27 de dezembro de 2001, devendo exercer as suas funções junto ao Gabinete do Secretário, da Secretaria de Segurança Pública, ficando, em consequência, agregado.

– exonerar, a pedido KLEUBER OLIVEIRA MENEZES, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20.280.331, do cargo de Assessor Especial, símbolo DAS-2C, do Gabinete do Secretário, da Secretaria da Segurança.

– considerar exonerado, com efeito a partir de 13.01.2021, o Major PM RUBENILTON MATOS ANDRADE, matrícula n° 30.337.300, do cargo de Coordenador Técnico, símbolo DAS-2D, da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial, da Secretaria de Segurança Pública.

– considerar exonerado, com efeito a partir de 13.01.2021, MARIA CAROLINA GUERREIRO DOS ANJOS, matrícula n° 20.601.072, do cargo de Assessor Técnico, símbolo DAS-3, da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial, da Secretaria da Segurança Pública.

– considerar exonerada, a pedido, com efeito a partir de 01.12.2020, MARIZETE SÃO PEDRO CEUTA ANASTACIO, Técnico Administrativo, Classe 1, matrícula nº 20.152.209, do cargo de Assistente III, símbolo DAI-4, da Corregedoria Geral, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar LAMARCK MEIRA DE QUEIROZ, Investigador de Polícia Civil, Classe Especial, matrícula nº 20.247.398, do cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Superintendência de Telecomunicações, que desenvolveu as atividades operacionais dos Centros Regionais Integrados de Comunicação – CICOM, da Secretaria de Segurança Pública.

– considerar nomeada com efeito a partir de 13.01.2021, o Major PM RUBENILTON MATOS ANDRADE, matrícula n° 30.337.300, para o cargo de Diretor, símbolo DAS-2B, da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial, da Secretaria da Segurança Pública.

– considerar nomeada, com efeito a partir de 13.01.2021, MARIA CAROLINA GUERREIRO DOS ANJOS, matrícula n° 20.601.072, para o cargo de Coordenador Técnico, símbolo DAS-2D, da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial, da Secretaria de Segurança Pública.

– nomear MARIA DE FÁTIMA SANTANA LOBO, Escrivã de Polícia Civil, Classe II, matrícula nº 20.479.964, para o cargo de Assistente III, símbolo DAI-4, da Corregedoria Geral, da Secretaria da Segurança Pública.

– exonerar ALÃ DE CERQUEIRA DAMASCENO, matrícula nº 30.430.885, do cargo de Coordenador III, símbolo DAI-4, da Superintendência de Telecomunicações, dos Centros Regionais Integrados de Comunicação – CICOM, da Secretaria de Segurança Pública.

Diário Oficial: Clique aqui