Academia Teixeirense de Letras realiza a sessão da saudade Ramiro Guedes nesta sexta, 24


24/09/2021 08h43 | Por: Redação/Fonte:SigaaNoticia

Ramiro faleceu no dia 25 de junho deste ano, aos 73 anos, em virtude de complicações da diabetes

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realizará nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h, no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a tão aguardada “sessão da saudade Ramiro Guedes”.

Devido à pandemia da Covid-19, este será o único evento acadêmico da ATL aberto à comunidade em 2021. A sessão acadêmica terá número reduzido de público e, além do mais, serão observadas todas as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de álcool em gel e o uso da máscara será obrigatório.

Conforme informa o presidente da ATL, escritor e jornalista Athylla Borborema, a sessão solene será dividida em dois momentos distintos. O primeiro será marcado pela premiação dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, com entrega de troféus aos primeiros colocados e medalhas aos segundos e terceiros colocados, bem como as menções honrosas. Por conta da pandemia, em 2021 houve apenas a versão interna do prêmio, ou seja, apenas os acadêmicos puderam se inscrever nas categorias conto, crônica e poema.

Os membros da comissão organizadora e comissão julgadora também serão homenageados com diplomas e medalhas. Os acadêmicos Almir Zarfeg e Athylla Borborema cuidaram da organização do certame e, por outro lado, coube às professoras Aline Nascimento e Iara da Rós, bem como aos poetas Maurício de Novais e Rodrigo Starling e ao contista Toni Ramos Gonçalves avaliar os textos inscritos. No final deste primeiro momento, o jornalista e poeta Almir Zarfeg, titular da Cadeira nº 01, membro fundador e primeiro presidente da ATL, receberá o certificado acadêmico de presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras.

O segundo momento da cerimônia será dedicado à memória de Ramiro Guedes da Luz, jornalista e acadêmico ocupante da Cadeira nº 07, falecido no último dia 25 de junho de 2021, aos 73 anos, em virtude de complicações da diabetes. Com seu passamento, será declarada a vacância do assento pelo presidente Athylla Borborema.

Assim que a Diretoria Acadêmica publicar o Edital de provimento de cadeira, os autores teixeirenses interessados poderão se candidatar à cadeira deixada pelo saudoso jornalista, cronista e poeta.