1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas é realizado em Teixeira


17/03/2020 23h25 | Por: Alexandro Sousa/maisteixeira

Na noite desta segunda-feira, 16 de março, a Prefeitura de Teixeira de Freitas promoveu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas.

O Evento aconteceu na Câmara Municipal, e teve como principal objetivo chamar a atenção da população e da comunidade acadêmica para a questão ambiental e para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças no planeta onde foram mostrados vários gráficos da região como ocorreu as Mudanças Climáticas.

Durante o Fórum, especialistas, acadêmicos, doutores, poder público e sociedade civil puderam discutir as atuais realidades do clima regional e mundial.

Dr. Frederico Monteiro Neves, um dos palestrantes que é Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, explicou que fazer essa discussão junto com a sociedade é fundamental para a construção de soluções para este problema. “As mudanças climáticas já têm mudado até a propagação de doenças e a gente sabe que é importantíssimo o debater, aqui no Extremo Sul da Bahia, pois Teixeira de Freitas como sendo o maior município, não pode ficar de fora dessa discussão que é central hoje em dia”, explicou o palestrante.

O secretário de Meio Ambiente, José Archangelo Depizzol, disse que este Fórum precede outro momento de discussão. Segundo o secretario, que neste primeiro momento, o objetivo é entender o que os pesquisadores apontam sobre esta realidade, buscando uma discussão científica.

“Após a apresentação dos dados científicos, faremos, vamos marca outra data, para realizar uma Conferência Municipal de Meio Ambiente para discutir, a partir desse Fórum, as alternativas e ações, pois o aquecimento global traz uma série de consequências na vida humana, na agricultura e na produção animal”, analisou o secretário.

Os temas das mesas-redondas do fórum foram discutidos, Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, Panorama do Contexto Científico e Político da Problemática das Mudanças Climáticas, Monitoramento da Cobertura Vegetal e Influências nos Recursos Hídricos do Extremo Sul da Bahia, O Papel do Poder Público na Adaptação, Mitigação e Resiliência Urbana, Relacionados a Fatores Climáticos.

O chefe de gabinete da Prefeitura Municipal Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” esteve presente no 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas, representando o prefeito Temóteo Brito.